10 plantas de interior que purificam o ar
Mesmo aqueles que não gostam muito de flores têm pelo menos um vaso de plantas no seu interior. As plantas tornam a casa mais acolhedora e, como se costuma dizer, viva. Para além disso, podem limpar o ar. Sabes quais são elas?
As plantas de interior estão a celebrar o seu regresso aos interiores modernos em grande estilo. A natureza é, mais uma vez, o maior sucesso do momento - os designers de moda e os designers da área da habitação estão a voltar-se para ela. Traga um pedaço de natureza e ar fresco para a sua casa - as plantas verdes não só são bonitas e povoam perfeitamente até um apartamento meio desmobilado, como também amortecem o ruído, humedecem o ar e podem absorver até 85% das substâncias nocivas, como o formaldeído, o tricloroetileno, o benzeno, o amoníaco ou o xileno. Quais são as plantas que lidam melhor com as substâncias nocivas e como cuidar delas? Continue a leitura que contamos aqui.
"Gosto de usar vegetação nos meus projectos, mas escolho sempre as plantas de forma a que haja condições adequadas para elas no interior em questão." Josef Trakal, designer do estúdio JT Design
- Espada de Santa Bárbara ( Sansevieria)
"Gosto mais de usar esta planta - porque também é adequada para interiores masculinos", diz o designer Josef Trakal da JT Design . A espada de Santa Bárbara é uma planta pouco exigente, habituada ao sol direto e a uma rega moderada - basta regá-la uma vez em cada 14 dias. O mais importante é não regar demasiado e, no inverno, garantir uma temperatura de, pelo menos, 12 graus. - Lírio da Paz (Spathiphyllum)
Lírio da Paz é uma planta decorativa pouco exigente, com folhas brilhantes e flores brancas, que só precisa de ser regada uma ou duas vezes por semana. Gosta de uma humidade do ar mais elevada. - Bananeira (Musa)
Alguns tipos de bananeiras podem crescer até três metros de altura, mesmo num apartamento, mas também há outras mais pequenas. É definitivamente uma planta bonita e resistente que precisa de muita humidade. No entanto, não tolera ar demasiado seco. - Pink Star (Aglaonema)
Esta planta gosta de muita luz, mas não precisa de sol direto. É resistente a baixas temperaturas e gosta de humidade do ar. Regue-a 1-2 vezes por semana, durante o inverno uma vez a cada 10 dias. - Dracena (Dracaena marginata)
Dê bastante luz à dracaena, mas evite colocá-la sob a luz direta do sol. Se tiver folhas claras, pode suportar mais luz solar. Basta regá-la uma vez por semana e, ocasionalmente, pode humedecer as folhas.
"Certifique-se sempre de que tem em casa as condições adequadas para a planta selecionada. Aconselhe-se com um florista e siga as suas recomendações relativamente a cuidados, localização e rega." recomenda Josef Trakal, designer do estúdio JT Design
- Filodendro (Philodendron monstera)
Flor retro, que está agora a celebrar o seu grande regresso e decora interiores em estilo escandinavo e de selva urbana. Os filodendros desenvolvem-se bem em ambientes semi-sombreados ou à sombra, bastando regá-los uma vez a cada 10 dias, mas toleram folhas com orvalho. - Ficus (Ficus)
Os fícus são uma das plantas de interior mais cultivadas devido às suas folhas decorativas e ao número de espécies diferentes, conhecidas por ajudarem a purificar o ar e por serem quase indestrutíveis. No entanto, necessitam de luz (à sombra podem durar algum tempo, mas não espere novas folhas) e de uma temperatura superior a 15 graus. Cuidado com a corrente de ar, elas não gostam. - Orquídea (Phalaenopsis)
As orquídeas de interior dão-se melhor com luz solar direta e a uma temperatura entre 18 e 20 graus. Precisa de um substrato especial, mas é suficiente regar a orquídea apenas uma vez a cada 10 dias, derramando-a e deixando-a pingar - não a deixe ficar na água. - Zamioculcas (Zamioculcas)
Graças ao seu aspeto pouco convencional, é atualmente uma das plantas de interior mais procuradas. Prefere a secura, por isso é importante não a regar demasiado. Além disso, tem cuidado com um vaso de grandes dimensões - ela gosta de um vaso apertado. - Hera (Hedera)
A hera gosta de sombra e semi-sombra, as suas folhas começam a desvanecer-se com luz direta. Preste atenção à temperatura - 7 graus é suficiente para ela no inverno, 15-16 graus é o ideal no verão.
Há muitas plantas de interior que limpam o ar e são bonitas e decorativas ao mesmo tempo.